Programa do Colóquio Associações e Ciência

Colóquio Associações e Ciência

Lisboa, 11 de junho de 2012

Programa para download                    Cartaz para download                    Folheto para download            Fotografias

10.00 Abertura: Marta Lourenço (MNHNC) e Cristiana Bastos (ICS-UL)

10.10 Sessão 1: Apresentação e discussão dos resultados do projecto SOCSCI

11.30 Coffee-break

11.40 Sessão 2 – Alguns casos de associações (Moderação: Raquel Rego)

·         Contributos para a Ciência pela Sociedade de Geografia de Lisboa, Rui Pinto (SGL)

·         Grupo de Estudos em Evolução Humana: o seu papel na sociedade e na Ciência, Sandra Assis e Vanessa Campanacho (CIAS, UC, GEEvH)

·         A experiência da Sociedade Portuguesa de Ciências Cognitivas, Manuel Curado e José António Alves (U. Minho)

·         INODES - Associação de Inovação e Desenvolvimento em Saúde Pública, Pedro Sá Moreira (DGS-MS)

·         O contributo da AESDA para o conhecimento espeleológico em Portugal, Frederico Tátá Regala (AESDA)

13.00 Almoço

14.00 Visita guiada ao Laboratório Chimico do MNHNC

14.30 Sessão 3 – Associações em perspectiva histórica (Moderação: Cristina Palma Conceição)

·         Associativismo científico na I República: o caso da Sociedade Portuguesa de Estudos Históricos (1911-1928), Ricardo de Brito (FLUL)

·         A Associação dos Arqueólogos Portugueses e a afirmação da arqueologia na contemporaneidade portuguesa, Ana Cristina Martins (IICT)

·         A Associação dos Engenheiros Civis Portugueses e os caminhos-de-ferro:  teoria e prática (1870-1899), Hugo Silveira Pereira (CITCEM – FLUP)

·         As sociedades científicas no Portugal republicano: uma perspectiva histórica a partir dos estudos do cancro e da radioactividade, Ricardo Moreira (ICS-UL)

·         The opportunity cost of scientific associativism: the case of Planning in Portugal, João Mourato (ICS-UL)

15.50  Coffee-break

16.00 Sessão 4 - Outras organizações na ciência (Moderação: Inês Pereira)

·         A Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (1967-1974), Tiago Brandão (IIH-FCSH)

·         A Comissão INVOTAN – “Embrião de um Organismo Coordenador de todas as actividades científicas nacionais”, Paulo Vicente (IIH-FCSH)

·         Ciência e Modernização. Actividades do Centro de Estudos de Economia Agrária (Portugal, 1957-1986), Dulce Freire (ICS-UL)

·         Collective self-help: Evidence of creative peer-to-peer collaboration in knowledge-intensive businesses from the cutting-edge industrial past, Sandro Mendonça (ISCTE-IUL)

·         Trabalho, precariedade e organizações profissionais: um estudo de caso da profissão científica, Alfredo Campos (CES)

·         A gendered perspective on teamwork and advancement of scientific careers, Patricia Graf and Judith Reißner (U. Potsdam)

·        Questões em torno das novas formas associativas: O projecto CIência 2.0, José Azevedo, Susana Pereira, Diana Marques, Paulo Fontes (UP)

17.50 Encerramento

Local: Auditório Manuel Valadares, Museu Nacional de História Nacional e da Ciência (Universidade de Lisboa), Rua da Escola Politécnica 56/58, Lisboa